Estudos pré-clínicos

Realizados no Instituto Royal em São Roque (SP). Parte analítica realizada pela Empresa Nanocore Biotecnologia (Campinas-SP)

Houve também a participação do Departamento de Biologia da UNICAMP, para análise farmacodinâmica

1 — Tolerância local aguda em coelhos (via intravenosa). Avaliação comparativa com o produto Clexane® do Laboratório Sanofi, da tolerância no local da administração, após administração intravenosa única. Em andamento. Relatório final Maio 2013.

Estudo comparativo com o produto Granulokine®. Relatório final entregue em Outubro 2012, mostrando atividade biológica similar entre os dois produtos, traduzido no aumento do número de neutrófilos, nas 3 doses administradas (20uk/kg 50uk/kg e 100ug/kg)

2 — Toxicidade subcutânea doses repetidas (28 dias) em ratos. Avaliação dos efeitos tóxicos e farmacodinâmicos do produto Enoxalow, em comparação ao produto Clexane®, após 28 dias de administrações únicas diárias e consecutivasConcluídorelatório final mostrou que as substâncias, Enoxalow ou Clexane, na dose de 3 mg/kg não induziram alterações passíveis de relação com toxicidade. Quanto aos efeitos farmacodinâmicos clinicamente relevantes, a substância –teste e a substância de referência originaram perfis plasmáticos semelhantes dos biomarcadores, não havendo diferença entre estas quanto à atividade anti-Xa, anti-IIa, liberação do inibidor da via do fator tecidual e contagem de plaquetas, independente da dose e/ou frequência de exposição

Neste grupo, foi realizada uma análise farmacodinâmica de um Modelo de tromboembolismo em ratos, no laboratório de Biologia da UNICAMP. Relatório final mostrou que não houve diferença no tempo de formação do trombo induzido, entre as substâncias avaliadas, Enoxalow e Clexane , na dose utilizada (0,5 mg/kg).